visitantes desde Abril 2011

free counters

domingo, 10 de abril de 2011

A EDUCAÇÃO DO SER


Uma frase de Allan Kardec, em Obras Póstumas, que nos toca muito e nos serve como estímulo diário é a seguinte:


"O Espiritismo (...) foi a obra de minha vida. Dei-lhe o meu tempo, sacrifiquei-lhe meu repouso, minha saúde, porque diante de mim o futuro estava escrito em caracteres irrecusáveis".
Não podemos esquecer jamais que a base teórica de nosso trabalho é a codificação espírita. No princípio de tudo deve estar seu estudo, pois além de toda a firmeza doutrinária que Allan Kardec deixou registrada de forma didática e acessível a todos, temos o respaldo de um Espírito brilhante como ele é e que foi também educador. Reflitamos sobre as suas palavras em seus textos pedagógicos:


“A educação é a arte de formar os homens, isto é, a arte de fazer eclodir neles os germes da virtude e abafar os do vício; de desenvolver sua inteligência e de lhes dar instrução própria às suas necessidades; enfim, de formar o corpo e de lhe dar força e saúde. Numa palavra, a meta da educação consiste no desenvolvimento simultâneo das faculdades morais, físicas e intelectuais. Eis o que todos repetem, mas o que não se pratica. É preciso procurar a causa primeira disso na ignorância em que se está sobre os meios próprios a se operar esse desenvolvimento. Tornar-se-á um homem médico ensinando-lhe que ele deve curar seus doentes? Assim, pode alguém se gabar de estar apto a formar os homens, se sabe apenas que se trata de formar o coração, o espírito e o corpo e ignora os meios de alcançar isso? Nisso, como em todas as outras coisas, não basta conhecer o objetivo a ser atingido, é preciso ainda conhecer perfeitamente o caminho que se deve percorrer.”
Desse trecho de Kardec, podemos extrair a lição de que, a partir do momento que assumimos a postura de educar o jovem, precisamos nos dedicar para nos apossarmos de conhecimento a respeito desse jovem, estudar estratégias para os encontros com eles, pesquisar sobre grandes educadores como
Sócrates, Rosseau, Pestalozzi, Montessori e Jesus. Entretanto, o fundamental é realizar em nosso comportamento as mudanças promovidas pela auto-educação e amá-los incondicionalmente!

NEAJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário