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sexta-feira, 20 de maio de 2011

Preparando os colaboradores para lidar com gente. Qualificação Pessoal.



"...por que gado a gente laça,tange, ferra, engorda e mata, mas com gente é diferente. "Geraldo Vandré


Uma afirmação do consultor Jefferson Lopes da Rocha : "... cada empresa deve empenhar-se em preparar seus colaboradores para lidar com gente, e não apenas lidar com clientes.
Existe uma diferença fundamental entre esses dois tipos de relacionamento: . para lidar com cliente, a pessoa usa de comportamentos artificiais; ela trata bem o cliente para garantir o seu salário, o seu emprego, a satisfação do proprietário e, conseqüentemente, os lucros da empresa; . enquanto que, para lidar com gente, a pessoa deve estar pronta, amadurecida e evoluída o suficiente para saber lidar com vários tipos de pessoas e extrair o máximo de aprendizado de cada relacionamento.






Aprendendo a lidar com clientes as pessoas desenvolvem uma "falta de naturalidade no tratamento", por sentirem-se obrigadas a tratá-los "adequadamente" e a seguir regras e padrões da empresa. Em vários casos, essas pessoas discordam de muitas regras e atividades que devem realizar, sentindo-se pouco a vontade para discordar das mesmas e construir regras mais "vivas" e mais eficazes, o que gera vivência de sentimentos de insatisfação e descontentamento. Segundo o consultor citado "o vendedor que atinge maturidade em lidar com gente trata super bem o cliente, valoriza-o, contorna situações indesejáveis com diplomacia, encanta-o, por ter, naturalmente, essas atitudes na maioria dos seus relacionamentos".
O conteúdo desta frase é excelente para aprendermos atitudes desejáveis a ser desenvolvidas num vendedor, embora discordemos da expressão "naturalmente". Na verdade, a maturidade nas relações não é nada natural. É um processo aprendido com esforço pelas pessoas que desejam viver melhor.


Viver é relacionar. Estamos quase todo o tempo relacionando, seja profissionalmente, seja pessoal ou intimamente. A maioria das pessoas aprende a relacionar de forma desconfiada, 'com um pé atrás', como se o outro fosse um inimigo que ela tivesse que combater. Este é um traço da nossa cultura, individualista e competitiva.


Por outro lado. algumas pessoas, especiais, aprendem (ou reaprendem) uma maneira nova - produtiva e prazerosa - de conceber a si mesmas e os seres humanos, e conseguem agir conforme essa concepção nas diversas relações, inclusive nas profissionais - com 'chefes', colegas e clientes.


Lidar com gente significa, portanto, desenvolvermos a atitude constante de "extrair o máximo aprendizado de cada relacionamento". Significa incorporar a concepção de que o fato de sermos seres relacionais implica em crescer como ser humano através do outro e permitir que o outro cresça através de mim. Esta postura na vida requer a atitude de nos despir dos nossos preconceitos, do medo, e nos abrir para o outro, para as trocas que geram prazer e crescimento.


E exige, principalmente, o desenvolvimento da virtude da humildade para aprender continuamente. Esta é uma virtude dos grandes profissionais, principalmente quando a proposta é desenvolver-se para lidar com gente, através de métodos, técnicas e recursos modernos e apropriados.



Santuza Fernandes Rodrigues é psicóloga com especialização em clínica, educacional e organizacional pela PUC-MG, Pós-graduada em Metodologia do Ensino Superior, Ex-Professora Universitária (UNA, Ciências Médicas, FUMEC), Palestrante, Consultora Organizacional de RH, Instrutora de Treinamento de Relações Humanas e Marketing (Telemar, Cemig, Credireal, Sebrae, Fundacentro, Unimed) psicoterapeuta de adolescentes, adultos, casais e famílias



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