visitantes desde Abril 2011

free counters

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Primeiro EU! Não existe evolução sem mudança. Liderar pessoas não é uma tarefa simples, contudo, não existe resistência maior do que liderar a si mesmo. Afinal, quando é que você se sente confiante ao participar de uma reunião? Quando domina o assunto? Da mesma maneira sua autoconfiança aumenta à medida que domina o “seu eu"

 
" Lembrando que todos somos lideres, pois diariamente influenciamos e somos influenciados". GT
Na juventude, quando comecei a trabalhar, eu sonhava em mudar o mundo, e quando conversava com Deus, dizia:
- Senhor, me dê energia para que eu possa mudar o mundo!
Com o tempo, porém, notei que por mais energia que eu empregasse em mudar as coisas ou as pessoas, nada acontecia.
Foi então que decidi mudar minha oração, e comecei a conversar com Deus da seguinte maneira:
- Deus, por favor, me ajude a transformar os que estão ao meu redor, os que convivem comigo no dia-a-dia, minha família, meus amigos, as pessoas que lidero, meu chefe, enfim, todos os que estão perto de mim.
Com o tempo percebi que essa oração tampouco surtia efeito. Foi então que descobri que a oração que realmente funcionava era muito mais simples:
- Deus, me ajuda a mudar a mim mesmo.
Se eu tivesse orado assim desde o começo, não teria desperdiçado tanto tempo tentando mudar os outros, quando o que realmente tornaria melhor tudo e todos os que estavam à minha volta, era a minha própria mudança.
Não existe evolução sem mudança, por isso, um líder interessado em evoluir, naturalmente provoca e promove mudanças. A primeira e principal mudança, contudo, é aquela que acontece dentro do próprio líder, que busca a autoliderança através do autoconhecimento, conhecendo-se melhor, encarando seus pontos fracos, potencializando seus pontos fortes, e assim conquistando naturalmente maior nível de autoconfiança. Afinal, quando é que você se sente confiante ao participar de uma reunião? Quando domina o assunto? Da mesma maneira sua autoconfiança aumenta à medida que domina o “seu” assunto, ou seja, quanto mais você se conhece, maior é sua autoconfiança.
Liderar pessoas não é uma tarefa simples, contudo, não existe resistência maior do que liderar a si mesmo, fazendo com que o próprio líder se torne o seu maior inimigo, porque a autoliderança é uma das ações que mais exige equilíbrio, determinação e disciplina por parte do líder.
Você já percebeu que o ser humano vem de fábrica com algumas características bem interessantes?
  • A visão que temos de nós mesmos na maioria das vezes não é realista, ou seja, não somos exatamente o que pensamos ser;
  • Somos capazes de formular conceitos sobre qualquer outra pessoa, exceto sobre nós mesmos;
  • Temos a tendência de julgar os outros por suas ações, e a nós mesmos pelas intenções, usando, assim, nossas boas intenções para justificar erros e amenizar resultados negativos.
Estas são as razões básicas que tornam o autoconhecimento e a autoliderança tão importantes para o líder, que antes de conhecer e liderar os outros, precisa fazê-lo a si mesmo, portanto, não se esqueça: Quer provocar mudanças? Então: “Primeiro eu”.

Por Fabossi -do Livro- Coração de Lider.

Nenhum comentário:

Postar um comentário