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sexta-feira, 23 de maio de 2014

Como fazer uma boa apresentação de resultados de trade marketing.quase sempre, seu superior é chamado à gerência/diretoria e precisa apresentar o resultado, de última hora, de uma campanha que está em vigor nos supermercados da regional. Você, um profissional pró-ativo, competente e “macaco velho”, já sabe que isto acontecerá e já deixou em stand by uma apresentação de Power point nomeada com o nome da campanha e várias fotos sem formatar no programa de slides.




  • Uma das funções do analista de trade marketing é preparar apresentações no power point com os resultados das ações, mecânicas das campanhas em vigor e futuras, descrição de produtos, etc, etc.
    E para muitos, assim como o Excel, o Power point ainda é um bicho de 8 cabeças, tamanha a quantidade de ferramentas que o mesmo apresenta para valorizar o resultado das ações.
    Um exemplo simples: quase sempre, seu superior é chamado à gerência/diretoria e precisa apresentar o resultado, de última hora, de uma campanha que está em vigor nos supermercados da regional.
    Você, um profissional pró-ativo, competente e “macaco velho”, já sabe que isto acontecerá e já deixou em stand by uma apresentação de Power point nomeada com o nome da campanha e várias fotos sem formatar no programa de slides.
    Na planilha de Excel, a quantidade de supermercados participantes, o número de brindes distribuídos pela promotora de vendas, o ticket médio e o sell out total até ontem.
    Com as logomarcas dos supermercados alocadas em uma pasta chamada “fornecedores, subpasta supermercados”, você já possui todas as ferramentas para começar a apresentação, que deve estar pronta em 1 hora (oi?), para não dizer para daqui há 15 minutos (hehe).
    Então vamos lá:
    1. Abra a apresentação de Power point;
    2. Toda grande empresa possui um slide mestre (background), no qual o analista deve se basear para ter uma apresentação uniforme e profissional.
    3. Caso a empresa não possui um slide mestre, insira um fundo de cor neutra. Pense na cor da logomarca de sua empresa: se ela é predominante azul, utilize o branco como fundo ou cinza, ou mescle duas cores, como uma barra azul escuro em um slide branco. Só passe longe dos “efeitos de preenchimento”.
    4. Lembre-se: na primeira página deve constar o título da apresentação, em fonte tamanho40 a48, alogomarca da empresa e se tiver a logomarca da ação, a coloque de modo harmonioso;
    5. Nos segundo e terceiro slides, coloque a imagem dos produtos participantes e informações de quantos brindes foram comprados para a ação, quantos supermercados foram negociados, o número de pessoas trabalhando no campo, etc, etc;
    6. No quarto, quinto e sexto slides, coloque fotos da ação: a promotora abordando os clientes no PDV, entregando os brindes, os clientes colocando os produtos no carrinho de compras, experimentando o produto (caso seja degustação), os materiais de merchandising colocados nas gôndolas e demais fotos que fizeram parte da ação;
    7. Não esqueça de nomeá-las: você pode colocar, no quarto slide, a logomarca de todos os supermercados participantes e nos próximos slides, o nome de cada supermercado, para validar e creditar sua ação;
    8. No sétimo slide, insira os resultados: global (da ação em geral) e depois um ranking, tanto de venda sell out como de distribuição de brindes;
    9. Como esta apresentação é de resultados, não faça comentários, ainda mais se for o seu superior que a apresentará;
    10. Deixe que as análises sejam feitas “ao vivo”, fortalecendo o resultado ou encontrando soluções para um melhor desempenho no próximo mês ou ação.
    Bem pessoal, é isto. Não nos esqueçamos que toda ação de trade marketing precisa mostrar um resultado de sell out e que tudo faz parte do ROI. Não sabe o que é ROI? Falarei no próximo post.
    Abraços

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