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sexta-feira, 23 de maio de 2014

Não há como fazer uma campanha de marketing ou ações de trade marketing e esperar que a gestão orçamentária / Controladoria e Auditoria autorizem se não tiver em mãos, o retorno sobre as mesmas, com a finalidade de mostrar que houve um retorno sob o investimento aplicado pela empresa para o centro de custo marketing / trade marketing. ROI em Trade Marketing


Não há como fazer uma campanha de marketing ou ações de trade marketing e esperar que a gestão orçamentária / Controladoria e Auditoria autorizem se não tiver em mãos, o retorno sobre as mesmas, com a finalidade de mostrar que houve um retorno sob o investimento aplicado pela empresa para o centro de custo marketing / trade marketing.
Primeira regra empresarial: somos números. E como números, somos resultados mensuráveis. A partir da primeira regra, quando a empresa define seu planejamento estratégico para o próximo período (2014), ela define sua gestão orçamentária, ou seja, quanto cada setor terá para investir no período. Cada centro de custo (departamentos ou áreas) receberão um valor $$$ e desenvolverão seus plano estratégicos para que suas metas sejam cumpridas com rentabilidade.
ROI: retorno sobre o investimento. Como se calcula: lucro líquido de uma ação menos seu custo dividido pelo custo do investimento.
Se paráramos para analisar, parece muito simples: e é, desde que você esteja atento à assertividade das campanhas de que desenvolverá no período. O lema para a empresa é não ficar no vermelho e todos saírem no final do ano com um bom 14º salário.
Exemplo:
Ação de venda de sabonetes (sell out). Todos os representantes de vendas de determinado distribuidor precisam vender 1 pack (com 4 unidades) de qualquer fragrância das 6 apresentadas no portfólio impresso, para 70% de sua base de clientes. Com isto, eles levam um prêmio de 100.
ROI: retorno sobre o investimento. Como se calcula: lucro líquido de uma ação menos seu custo dividido pelo custo do investimento.
Calculando:
1. R$ 20 custo Pack
2. 70% da base de clientes = 70 clientes de uma base de 100
3. 200 representantes de vendas atingiram a meta
4. R$ 280.000 faturamento da ação
5. Custos da ação: 20.000 com premiação de rcas (no preço do produto está calculado o frete logístico).
6. Custo total da ação: R$ 20.000 pois não precisei fazer o portfólio, que foi disponibilizado pelo departamento de marketing (a produção dos impressos possuem centro de custos diferentes).
R$ 280.000 – R$ 20.000 / R$ 20.000 = 13
A campanha da ação das escovas teve um retorno 13 vezes superior ao esperado no mesmo período, caso não tivesse sido efetuado a campanha.
Simples pessoal! A partir do momento que vocês entendem que as ações de marketing / trade marketing são mensuráveis, fica muito fácil conseguir verba com a equipe da gestão orçamentária, fornecedores e clientes importantes da curva ABC.
Grande abraço!

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