visitantes desde Abril 2011

free counters

sábado, 15 de março de 2014

Estudante cria tábuas sustentáveis com tubos de pastas de dentes Material é muito mais resistente do que madeira e tem inúmeras aplicações


Estudante aplica tábuas produzidas em praça de escola (Foto: Arquivo Pessoal)Estudante aplica tábuas produzidas em praça de escola (Foto: Arquivo Pessoal)
O estudante de Engenharia Química, Felipe dos Santos Machado, 20 anos, criou em 2010 uma nova forma de destino para os tubos de pastas de dentes. A ideia surgiu em virtude do Projeto de Integração Disciplinar, do curso técnico de Mecânica da Fundação Liberato, escola técnica onde Felipe fez o ensino médio. Para ter a formação concluída, os alunos precisam fazer um projeto e ele decidiu criar um material que pudesse ser usado para construção de paredes.

- Meu pai trabalha com divisórias e eu queria muito poder criar algo que ele pudesse usar. Certo dia, quando fui jogar o tubinho de pasta fora, lembrei que quando eu estava na 5ª serie do fundamental uma professora disse que os tubos tinham plástico e alumínio e por isso não eram reciclados, ou eram muito pouco reciclados. Com este problema em mãos e a oportunidade de desenvolver paredes ecológicas para o meu pai, iniciei as pesquisas - explica.

As tábuas são construídas a partir de princípios físicos básicos de fusão e extrusão. O material todo é triturado, colocado em um molde e, com temperatura suficiente para a fusão, o material derretido é moldado dentro da forma. Depois de prontas, as tábuas foram ensaiadas nos laboratório.

- Constatei que o material é muito mais resistente do que madeira e que são inúmeras as aplicações. Pode ser usado na construção civil, em indústria moveleira, jardins, bancos pra praças, brinquedos para playgrounds ecológicos, entre outras aplicações.
 
Tábuas feitas de tubos de pastas de dentes são resistentes (Foto: Arquivo Pessoal)Tábuas feitas de tubos de pastas de dentes são
resistentes (Foto: Arquivo Pessoal)
O projeto se mostrou viável e as tábuas resistentes. Mais do que isso, por serem compostas de plástico e alumínio, não pegam cupim e não absorvem água.

- Aproveitei essas boas características do material e decidi por construir brinquedos para pracinhas infantis. Como um projeto piloto, fiz bancos e balanços para a escola Pica-Pau Amarelo do bairro Canudos, de Novo Hamburgo, onde moro. Além de materiais mais duráveis, as crianças podem aprender conceitos de educação ambiental e verem na pratica que o resíduo que elas levam pra escola podem se tornar em produtos e diversão pra elas mesmas - observa Felipe.
Além de encontrar um destino para os tubos de pastas de dentes, Felipe também conquistou uma bolsa integral de estudos na Faculdade Feevale como prêmio pela iniciativa. Nesta quinta-feira (19), o estudante também recebeu primeiro lugar nacional no Premio Bayer Jovens Embaixadores Ambientais, garantindo o prêmio de R$ 20 mil, troféu e uma viagem para a Alemanha.
http://redeglobo.globo.com/rs/rbstvrs/patrola/noticia/2013/09/estudante-cria-tabuas-sustentaveis-com-tubos-de-pastas-de-dentes.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário