visitantes desde Abril 2011

free counters

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Obsessões aos Trabalhadores Espiritas / mensagem do Espírito Cicero


A postura de pretensão-oposto da abnegação- nos serviços do Cristo tem criado inúmeras semeaduras valorosas com colheitas abundantes, entretanto, apresentam-se em desacordo com os programas do “joio” dos interesses pessoais que as sufocarão, mais cedo ou, mas tarde.
         Tomados de pretensão que acreditam serem positivas para os serviços da causa, alguns trabalhadores leais, porém individualistas e fechados em suas opiniões, que crêem expressar a verdade dos fatos, e que o melhor a ser feito pelo bem das realizações doutrinárias, inserindo no contexto espírita aquilo que, no seu entendimento, corresponde à melhor opção para os destinos de uma casa, atividade ou programa de trabalho.
         Convergem interesses e decisões que privilegiam seus pontos de vista, com os quais possam ter seus nomes realçados, evocando no futuro, a paternidade de tais feitos.
         A única pretensão justificável nos serviços do Mestre são as de servir e aprender. Fugindo disso, saímos da simplicidade com a qual devemos nos conduzir e iniciamos um processo complexo de criar mecanismos de controle e domínio que assegurem nossa marca individual em tudo e em todos, como se isso fosse a única garantia de sucesso e segurança.
         Essa simplicidade é o espírito de abnegação que nos coloca em sintonia com aquilo que represente anseios coletivos, não devendo chegar a ponto o bom senso e o direcionamento para metas necessárias. Essa simplicidade é a que nos conduz a repartir responsabilidades para não sobrecarregar e beneficiar o próprio rendimento da tarefa. Esta simplicidade é o Estado Intimo  de obediência e submissão fervorosa aos deveres de cada dia, sem o cultivo de ansiedades e aflições que, absolutamente, nada tem a ver com postura de quem serve incondicionalmente em nome de Jesus.
Enquanto há receios de perda, necessidade de auto-afirmação, controle possessivo nos serviços que participamos, lá estará presente de forma sutil ou ostensiva, individual ou coletiva, as pretensões do doentio personalismo germinando as ervas daninhas na seara que não nos pertence.
         Contra tal praga da alma, uma oportuna estratégia educacional poderá servir-nos de amparo: a formação de grupos afinados com o Evangelho estudado e vivido à luz dos princípios Espíritas.
         Jesus, o Mestre que bem nos conhecia, deu-nos a lição quando Ele próprio, senhor de si mesmo, chamou doze discípulos e os reuniu em torno de um ideal maior: amor ao próximo, a si e a Deus.
“ mas entre vós não será assim: antes, qualquer que entre vós quiser ser grande, será vosso serviçal.” 10:43
                                                                                                                                      Cicero (espírito) w.s.o.
Mudanças só se efetuam com trabalho participativo, dialogo e tempo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário