Chiavenato (2003), define planejamento estratégico como " um processo de formulação de estratégias organizacionais no qual se busca a inserção da organização e de sua missão no ambiente em que ela está atuando".
  Planejar é necessário, muito importante a todas as organizações e pessoas que desejam atuar de maneira organizada.
  Podemos iniciar com questões simples como: Como está a organização (atuação profissional) de minha vida hoje? Como minha organização (atuação profissional) esta se desenhando em relação as pessoas e concorrentes? Caso não efetue mudanças em minha organização atual, como estarei em um ano? ou dois? ou cinco? Vamos avaliar e refletir?
  Um planejamento estratégico tem por objetivo maximizar os resultados e minimizar as deficiências.
Precisamos entender: 
Eficiência:
Eficácia:
Efetividade:
Eficiência é resolver os problemas, de maneira adequada, cumprir o dever.
Eficácia é produzir alternativas criativas, obter resultados.
Efetividade é apresentar resultados globais ao longo do tempo, ter continuidade, manter-se sustentável no ambiente.
  É neste ponto, na efetividade que a grande maioria dos profissionais se complicam. No início demonstram eficiência, logo após desenvolvem-se com eficácia, mas o grande desafio é terem efetividade ao longo dos anos.
  O profissional com efetividade,  mesmo que indiretamente, colabora nas tomadas de decisões dos superiores, já que um profissional com excelência, antecede a ação, e cria um ambiente decisório mais seguro e eficaz para planejamentos e investimentos por parte dos gestores de uma empresa, fortalecendo a gestão estratégica.
   A uma diferença primordial entre planejamento estratégico e a gestão estratégica; A gestão estratégica inclui a aplicação do planejamento estratégico em suas ações ao passo que o planejamento visa elaborar o cenário para auxiliar a condução dos negócios.
  O profissional de qualidade necessita se qualificar com excelência, para formar a base do planejamento estratégico, resumindo: Desenvolver suas atribuições com EFETIVIDADE, seja ela na recepção da empresa, nas vendas, na entrega ou compondo a Diretoria.
  Não importa a sua posição profissional, de o melhor de si e o resultado sempre virá, alguém sempre o observa e a oportunidade se fará. 
  E seguramente não será SORTE, será PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PESSOAL.
Fonte LINKEDIN 
https://www.linkedin.com/pulse/planejar-%C3%A9-necess%C3%A1rio-planejamento-estrat%C3%A9gico-pessoal-teixeira