visitantes desde Abril 2011

free counters

sábado, 6 de dezembro de 2014

A todo instante falamos sobre a importância de mudar e trilhar novos caminhos. Inovação na vida pessoal e profissional. Seguem algumas dicas sobre como desenvolver a criatividade em sua vida pessoal e profissional. Faça as adaptações necessárias e vá em frente:



A todo instante falamos sobre a importância de mudar e trilhar novos caminhos. Porém, muitas pessoas e empresas são resistentes às mudanças, passando a implementá-las em último caso ou quando a “vaca já foi pro brejo”.

Creio que as empresas públicas e privadas necessitam inovar cada vez mais no atendimento ao cliente, notadamente quando ele é presencial – atendente e consumidor.

Seguem algumas dicas sobre como desenvolver a criatividade em sua vida pessoal e profissional. Faça as adaptações necessárias e vá em frente:

1) Exercite o seu cérebro, leia, faça palavras cruzadas, assista a filmes, relaxe, ouça músicas, toque instrumentos musicais. Saiba que há um tesouro em sua cabeça, uma mina de ouro entre as suas orelhas.

2) Sempre que possível escreva algumas idéias sobre estes e outros assuntos:
– como eu posso ajudar outras pessoas a serem mais felizes?
– como eu posso ajudar a minha empresa?
– como eu posso ser mais feliz?
– como eu posso fazer meu trabalho melhor?
– como eu posso dar mais amor para os meus amigos e familiares?

3) Aprimore a sua percepção. Veja as fotos e os fatos que estão de forma “normal” e os que estão de maneira diferente. Algumas idéias e soluções podem estar bem na frente dos nossos olhos e não conseguimos enxergá-las.

4) Faça anotações, tenha sempre em mãos papel, caneta e lápis. Caso possível, compre um micro-gravador. Pesquisas afirmam que tendemos a esquecer mais de 80% do que julgamos lembrar. Quantas mensagens você recebe por dia? Não confie somente na memória. Use também a memória do seu computador, agenda, caderninho e tudo que for necessário.

5) Armazene idéias, classifique por assunto e coloque em envelopes específicos. Idéias para casa, para aumentar sua eficiência no trabalho, para melhorar o relacionamento com o cônjuge, namorado, filhos, amigos. Para economizar o seu dinheiro e o da sua empresa, estudar pela internet ou através de aulas presenciais.

6) Observe tudo atentamente, como se fosse a última vez que você fosse ver. Use a curiosidade dos seus tempos de criança. Veja de frente para traz, de lado, de cima ou de baixo. Perceba o que não está sendo falado ou mostrado de forma explícita. Aprenda a ver e a ouvir o que está nas “entrelinhas” dos fatos. Aprenda a escutar tanto com os olhos, quanto com os ouvidos. Faça perguntas idiotas ou bobas e que outras pessoas não teriam coragem de fazê-las. Lembre-se das perguntas universais: O que? Por quê? Como? Onde? Quando?

7) Viver é relacionar com pessoas. Tudo que fizermos na vida somente terá sentido se for destinado a alguém. Uma empresa sem clientes, caso ela pudesse sobreviver, não teria qualquer razão para os seus funcionários e proprietários se orgulharem. Desenvolva uma forte curiosidade sobre pessoas, coisas e lugares.
Ataque os seus problemas de maneira ordenada. Tem um ditado popular que afirma: “ao descobrir qual é o problema, você já encontrou metade da solução”. Se você definir erroneamente o problema, as soluções serão ineficazes. Fale com alguém sobre os problemas e as soluções que deseja implementar. Faça seu subconsciente trabalhar. Ele pode e precisa, dia e noite.

9) Descubra novas fontes de idéias através de novas amizades, de novos livros, de assuntos diversos. Use todos os meios de comunicação que você puder – rádio, televisão, internet, revista, jornal, mesa de bar, festa…

10) Sempre que for possível, tenha atitudes positivas e otimistas. A autoconfiança estimula as nossas ações e o poder criativo. Você já ouviu falar sobre cognição? É a maneira como enxergamos as coisas ao nosso redor. É como vemos o mundo. Dê mais importância aos fatos bons e agradáveis e menos às mazelas da nossa sociedade. Motivos para ficarmos na mesmice e desmotivados é que não faltam. Tenha paixão pelo que faz. Caso não seja o trabalho dos seus sonhos, pense em algo bom e nas pessoas que podem se beneficiar com o seu trabalho. Quando puder, mude de profissão, função ou de emprego.

11) Escolha um lugar para pensar alguns minutos por dia. Algumas pessoas preferem o quarto, outras o banheiro, quando estão caminhando, fazendo amor, ouvindo música, na internet, dançando, cozinhando, dirigindo. E você, quais os seus locais preferidos?

12) Compreenda primeiro, depois julgue. Abaixo o preconceito. Ele deixa triste a nossa alma e bloqueia a criatividade.
Assim, esteja preparado para usar cada vez mais a sua criatividade. Tentar adivinhar quais serão as próximas mudanças é algo extremamente difícil. Acreditamos que a melhor alternativa “e dançar conforme a música”, através da flexibilidade e da capacidade de adaptação ao novo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário