Liderar sem vaidades
“Grandes líderes não usam as pessoas para que possam vencer. Eles lideram pessoas para que todos possam vencer juntos.” - John Maxwell.
Nessa minha longa carreira profissional, uma das coisas que mais me chamou à atenção foi a vaidade de alguns líderes. A arrogância e prepotência chegava dar náuseas. Esse sentimento era compartilhado pela grande parte das pessoas que estavam sob a liderança desses medíocres, com título de Lideres.
Algumas pessoas são líderes apenas por causa de seus cargos. Ou seja, a liderança dessas pessoas é empurrada goela abaixo. Posso garantir que isso causa muito sofrimento e desmotivação aos liderados. Ninguém lidera por imposição. As pessoas “seguem” esses infelizes por medo, embora na maioria das vezes, sempre com um sorriso nos lábios. Enquanto a “bola” estiver com eles, infelizmente aos funcionários só resta opção de ficar e lutar ou partir para buscar uma nova empresa.
Já fiz muitos cursos de liderança, e a sensação, em alguns casos, era de estar numa sala cheia de pavões. Às vezes, as penas chegavam a atrapalhar. Em um desses cursos, uma das líderes e proprietária de uma rede de lojas, disse-me que a culpa pelos problemas que sua rede de lojas vinha enfrentando,era de seus funcionários. Perguntei então, quem era o responsável pelas contratações. Ela com a maior cara de pau, disse "eu". Ora, então esta Senhora contrata mal e a culpa é dos outros. É muito fácil sacudir a água do capote. Se as coisas saem bem - “EU FIZ”. Quando acontece alguma coisa errada - “ELES fizeram”. Caros amigos, liderança não é nada disso.
O Líder nível 5 como gosta de chamar Jim Collins, é um grande magneto. Como o Magneto dos XMan. As pessoas são atraídas a esse tipo de líder e ficam grudadas. Sabem que têm uma grande oportunidade de aprendizado. Essas pessoas acabam também sendo imantadas e isso gera um ciclo virtuoso.
Há alguns exemplos de líderes desse calibre, como Jack Welch, Jim Collins, Dale Carnegie, Andrew Carnegie, John Maxwell e o lendário Herb Kelleher Com certeza eu poderia continuar citando mais nomes interessantes.
Para uma liderança de sucesso é preciso levar em consideração “as pessoas”. O capital intelectual é o maior patrimônio de uma empresa. Não sãos as máquinas ou um suntuoso edifício que fazem as coisas acontecerem. São as pessoas, que você como líder contratou e treinou. Liderar envolve servir e não ser servido. Liderar é fazer as pessoas que estão à sua volta crescerem profissionalmente. Liderar é treinar e fazer novos líderes. Lucros? Será uma consequência disso tudo.
“ninguém chega ao topo sozinho” – John Maxwell
Nenhum comentário:
Postar um comentário