visitantes desde Abril 2011

free counters

sábado, 14 de janeiro de 2012

A Diversidade é Boa (Liderança)



Um velho homem vendia balões em uma quermesse, e para despertar e atrair a atenção das crianças e jovens soltou um balão vermelho.



Entre os que tiveram sua atenção capturada pelo vendedor de balões estava um menino negro, que continuou observando-o.


Depois de soltar o balão vermelho, o homem soltou um azul, em seguida um amarelo e finalmente um balão branco, e todos subiram até sumirem de vista.


O menino, de olhar atento, seguia cada um deles, mas uma coisa o incomodava: Por que o homem não soltava o balão preto?


Ele então decidiu se aproximar e perguntou ao vendedor:


- Senhor, se o senhor soltasse o balão preto, ele subiria tanto quanto os outros?


O homem sorriu carinhosamente, soltou a linha que prendia o balão preto, e enquanto ele se elevava nos ares disse ao menino:


- Não é a cor, filho, mas o que está dentro dele que o faz subir.






Como seres humanos, temos a tendência de gostarmos e nos aproximarmos de pessoas que sejam, de alguma maneira, parecidas conosco, porém é justamente na diversidade de perfis que o líder encontra o equilíbrio necessário para formar equipes de alto desempenho.






Para que isso aconteça, porém, é preciso respeitar as pessoas independentemente de religião, raça, nível social, condição intelectual, ou qualquer outra suposta segregação estabelecida pela sociedade, tratando-as com respeito e dignidade. É preciso acreditar que, apesar de diferentes de nós, elas são capazes de conquistar resultados tão bons ou melhores que os nossos, porque a partir do momento em que o líder acredita verdadeiramente nas pessoas, ele se empenha em trabalhar para que elas se desenvolvam, cresçam, melhorem, e conquistem resultados extraordinários, para si mesmas e para as organizações.






Note que quando as crianças começam a arriscar seus primeiros passos, não vemos os pais dizendo: “Mas que moleque burro! Nem adianta tentar que você não vai conseguir. É melhor você continuar engatinhando pelo resto de sua vida”. Não! O que vemos são pais entusiasmados que incentivam e ajudam seus filhos porque acreditam em seu potencial e conseguem enxergá-los não só caminhando, mas correndo, brincando e saltando. Assim também é o líder que respeita a diversidade, e que acredita no ser humano: alguém que projeta uma imagem futura de seus liderados, os ajuda a reconhecer e desenvolver seu verdadeiro potencial e os conduz durante essa jornada de crescimento pessoal e profissional, levando-os a romper limites em direção ao extraordinário.






“Nossas organizações estão repletas de gestores altamente capacitados, dotados de enorme competência técnica e gerencial; homens e mulheres preparados para um mercado cada vez mais globalizado, complexo e competitivo, mas tão profundamente dedicados aos negócios e seus resultados que terminam por negligenciar as pessoas, causando angústia, frustração, falta de credibilidade e decepção em todos os níveis das organizações, e com a séria agravante de não serem capazes de criar futuro. Mais que gestores, as organizações precisam de homens e mulheres que ajam com o Coração de Líder; líderes que enxergam e aceitam as pessoas como elas são, tratando-as com respeito e dignidade, independentemente de raça, níveis hierárquicos ou sociais, e religião. Líderes conscientes de que todas as conquistas são fruto do trabalho em equipe”. ( de Marco Fabossi)



A diversidade é boa, pode acreditar!
http://www.blogdofabossi.com.br/2011/

Nenhum comentário:

Postar um comentário