visitantes desde Abril 2011

free counters

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Meghalaya, a incrível ponte que é cultivada. na Índia, árvores de uma espécie de figueira são cultivadas de forma que seja possível construir pontes. Essas pontes naturais podem suportar mais de 3 toneladas.



Aqui no Brasil estamos acostumados com pontes de concreto ou de madeira. Mas por mais inacreditável que pareça, em Meghalaya, na Índia, árvores de uma espécie de figueira são cultivadas de forma que seja possível construir pontes. Achou improvável? Descubra neste post porque isso não só é possível, como também virou uma solução sustentável para aquela região.

Em Meghalaya, o clima é um dos mais úmidos do mundo. Inclusive a região é conhecida pelos seus rios com córregos de fluxo rápido, e pela força das chuvas que destroem facilmente as pontes convencionais. Para solucionarem esse problema os habitantes locais, das tribos khasi, desenvolveram uma solução sustentável à prova de água: uma rede de pontes de madeira e escadarias desenvolvidas por meio da Ficus Elastica, chamada também pelo nome árvore-da-borracha.

Essa espécie de figueira que cresce até 15 metros por ano em torno dos rios, tem raízes fortes que com o passar do tempo formam pontes vivas. Essas pontes naturais podem suportar mais de 3 toneladas.

Para fazer essa “construção verde”, os khasi sustentam as raízes com uma estrutura de troncos ocos da árvore de bétel, tecendo-as e reforçando-as até a árvore crescer e formar uma ponte. No entanto, esse processo é lento. Para formar uma ponte grande e sólida, pode se levar de 10 a 15 anos. Mas a vantagem que além de sustentável e bela, algumas pontes duram mais de 500 anos!

Incrível, não é mesmo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário