visitantes desde Abril 2011

free counters

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

As lendas e fábulas são realmente intrigantes, basta uma reflexão mais profunda para encontrarmos em símbolos “excêntricos”, analogias com uma boa dose de ensinamentos.


As lendas e fábulas são realmente intrigantes, basta uma reflexão mais profunda para encontrarmos em símbolos “excêntricos”, analogias com uma boa dose de ensinamentos.

Hoje lembro-me do Dragão, aquela fera capaz de cuspir fogo!

Mas, em algumas estórias o dragão é manso, pacífico e adotado por algum herói como animalzinho de estimação. E os dois, herói e dragão, terão que juntos percorrer um longo caminho, repleto de obstáculos e desafios até atingirem seus objetivos, ou melhor, o objetivo do herói.

Muitas situações de perigo surgirão, e eles, juntos vencerão uma a uma as batalhas, solidários um com o outro, em algumas ocasiões vencerão graças a esperteza do herói, em outras graças a força devastadora do fogo do Dragão.

 Alcançam o objetivo, e a partir dali o herói terá que seguir sozinho, pois o caminho é “outro”, não é mais necessária a força do Dragão, apenas a lembrança da intensidade de força e coragem que precisará movimentar para superar os desafios, força orientada pela inteligência, entenda-se habilidades e sensibilidade.

É fácil perceber que grande parte da humanidade ainda percorre o caminho ao lado do “seu” dragão, e diante dos obstáculos e dificuldades  se utiliza muito mais da força de seu fogo devastador, que dá inteligência.

O lamentável é que a força desmedida pode deixar marcas profundas, e até mesmo destruição. E então quando olhamos a nossa volta percebemos a triste paisagem, desfigurada, irreconhecível, hostil. Muitas vezes não agimos como o herói, não percebemos o tempo de se despedir do nosso dragão, e mudar nossas estratégias para vencer os desafios,  atingir outros objetivos, construindo uma paisagem bela, alegre, tranqüila.

Não precisamos esquecer a coragem e  a força do dragão que nos trouxe até aqui,mas devemos aliar à estas a sensibilidade que nos permitirá perceber o mundo além de nós mesmos, e a inteligência que nos indicará como prosseguir deixando indicações seguras para os que virão, quem sabe até registrando em algumas histórias uma pequena participação  como autênticos heróis.


Lílian Camargo

Nenhum comentário:

Postar um comentário