Todos sabem que os CEOs (Chief Executive Officers) e os executivos são quase sempre lideres brilhantes, inteligentes, muitas vezes, com um grande histórico de realizações.
Mas o tempo médio dos LIDERES em grandes empresas esta ficando cada vez menor.
E você sabe por que os Líderes fracassam?
David Dotlich e Peter Cairo, instrutores de vários programas de liderança, descobriram que lideres claramente talentosos também tomam decisões ruins, alienam pessoas-chave, perdem oportunidades e desconsideram tendências e desdobramentos óbvios. Recentemente lançaram o livro Por que os Executivos falham?
– 11 pecados que podem comprometer sua ascensão e como evitá-los no qual falam sobre traços de personalidade profundamente enraizados que afetam o estilo de liderança.
Ao todo, são 11 os tipos de comportamentos mais comuns de grandes executivos cujas carreiras saíram dos trilhos descritos por Dotlich e Cairo. E um dos principais avisos dados pelos autores
do livro é “você não precisa ser um grande executivo para cometer esses pecados, pois todos temos um lado negativo, que ataca lideres em todos os níveis”.
Acompanhe:
Arrogante. Você acha que esta sempre certo e os demais estão errados.
Melodramático. Você precisa ser o centro das atenções e não compartilha o sucesso com sua equipe.
Temperamental. Você é “de lua” e seu pessoal nunca sabe como estará no momento.
Cauteloso. Você tem medo de tomar decisões. Sempre falta mais “aquele” dado.
Cético. Você se concentra só no pior cenário e retarda as decisões que acabam complicando a realidade ainda mais.
Reservado. Você se afasta e se isola quando o circo esta pegando fogo.
Ardiloso. Você testa os limites organizacionais as ultimas conseqüências.
Excêntrico. Você tenta ser diferente somente pelo fato de ser diferente.
Passivo Resistente. Você dá a impressão de que concorda com um plano de ação, mas depois reage agressivamente quando e cobrado por sua posição .
Perfeccionista. Você se concentra nos mínimos detalhes e esquece da visão macro que mais importa.
Obsequioso. Você se esforça para ganhar o concurso de popularidade... Principalmente com seu chefe!
Veja também essas dicas para começar um processo de mudanças, com o objetivo de corrigir esses comportamentos antes que seja tarde demais:
A origem é quase sempre a mesma.
Os fatores, chamados por Dotlich e Cairo de “descarriladores de carreiras”, surgem mais comumente sob estresse. Lembrando ainda que esse é um conceito bastante relativo, pois situações estressantes podem envolver qualquer coisa, desde tentar tirar vantagem de uma grande oportunidade como uma aquisição, ate mudar de emprego e adaptar-se a uma nova cultura. O fundamental e descobrir a que tipo de situação estressante você é mais vulnerável e o que desencadeia seus “descarriladores”.
“Não relute em dar um passeio pelo lado da sombra”.
Embora seja natural querermos saber sobre nossos impulsos negativos como lideres, investigar por que agimos de modo a prejudicar os outros, nós mesmos e as empresas em que trabalhamos, ao mesmo tempo trata-se de um tabu. Vivemos em uma cultura de celebridades na qual se espera que elas sejam perfeitas. É essencial parar de pensar dessa forma. Em vez de negar suas falhas, você, como líder, precisa aceitá-las e entendê-las.
Lembre-se: quando você aprende a administrar seus traços autodestrutivos,
consegue fazer com que seus pontos fortes apareçam.
Extraído e adaptado do livro Por Que os Executivos Falham?, de David L. Dotlich e Peter C. Cairo
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