visitantes desde Abril 2011

free counters

sexta-feira, 22 de julho de 2016

Sobre cães e Coelhos. Há uma interessante narrativa que teve como protagonista o pensador grego Epicuro. Conta-se que ele foi convidado a fazer uma palestra sobre educação. Na hora determinada, o filosofo chegou trazendo dois cães e dois coelhos. O animal ficou agitado correndo de um lado para outro até que se aquietou num canto. Então foi solto o primeiro cão. Este, rapidamente partiu em direção ao pequeno e indefeso animal. Em poucos instantes, o coelho estava completamente estraçalhado.



Epicuro foi convidado a fazer uma palestra sobre educação. 
Solicitou alguns meses para de tempo, todos ficaram um pouco impressionados, afinal Epicuro tinha conhecimento e capacidade para realizar imediatamente a solicitação do Seminário.
Mas respeitaram o prazo solicitado.
Na data determinada, o filosofo chegou trazendo dois cães e dois coelhos.
Com as portas fechadas, Epicuro soltou o primeiro coelho. O animal ficou agitado correndo de um lado para outro até que se aquietou num canto. 
Então foi solto o primeiro cão. 
Este, rapidamente partiu em direção ao pequeno e indefeso animal. Em poucos instantes, o coelho estava completamente estraçalhado pelas garras e pelos dentes do cão, ante os olhos estupefatos dos espectadores da palestra. 
Epicuro, calmamente, afirmou: “Isto é um homem não educado”. Em seguida, prendeu o cão feroz e soltou o segundo coelho. 
Este também, após agitar-se de um lado para o outro, refugiou-se num canto da sala. 
O segundo cão foi solto. 
Localizou o coelho, partiu para cima dele e ... começou a brincar com ele! O coelho parecia muito à vontade para subir no cão e até ficar mordiscando sua orelha! 
Todos na sala estavam admirados e curiosos para ouvir o que Epicuro tinha a dizer sobre aquilo. 
O velho mestre disse,então, calmamente:
 “Este é um homem educado. O homem educado aprendeu a conviver”.

Podemos criar e impor todos os códigos e ética e leis morais que nossa retórica puder estabelecer e defender, mas tudo isto será inútil se não aprendermos a conviver, e sermos EDUCADOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário