visitantes desde Abril 2011

free counters

sábado, 7 de fevereiro de 2015

Tem sempre alguém necessitando de um colorido a mais que, quem sabe, você poderá oferecer. Amando o próximo como a si mesmo A força do trabalho voluntário. Tornar o mundo um lugar melhor não é tarefa fácil. “Ser voluntário é adotar uma postura de vida frente a uma causa altruísta. Além de simbolizar o principio de amor ao próximo, também é uma prática cidadã, que tem sido encarada com muito profissionalismo nos últimos tempos”


Carolina Beu

Tornar o mundo um lugar melhor não é tarefa fácil. No entanto, uma verdadeira legião de benfeitores encaram diariamente essa nobre missão. Presente no Brasil desde o século XVI, o trabalho voluntário mobiliza milhares de pessoas engajadas na doação incondicional de carinho, tempo e talento. Em 2001, para se ter ideia, o Brasil foi considerado pela ONU o país que mais progrediu em ações voluntárias. Desde então, não paramos mais.

“Ser voluntário é adotar uma postura de vida frente a uma causa altruísta. Além de simbolizar o principio de amor ao próximo, também é uma prática cidadã, que tem sido encarada com muito profissionalismo nos últimos tempos”, afirma Silvia Naccache, coordenadora da Área de Organizações Sociais do Centro de Voluntariado de São Paulo. Fundada há 12 anos, a ONG é voltada para a capacitação de pessoas e instituições interessadas em atividades voluntárias.

Nesse contexto, toda necessidade social pode ser vista como uma oportunidade para ‘voluntariar’. De acordo com a coordenadora do CVSP, o crescimento do terceiro setor propiciou a pluralização dos serviços prestados. “O importante mesmo é a motivação de cada um e estamos trazendo essa cultura para as instituições. Em alguns casos, já nem é mais preciso o trabalho presencial. Quem quer mesmo ser voluntário, sempre dá um jeitinho”, entusiasma-se.

E sempre existe uma forma mesmo. Você sabia que uma boa ação comum e corriqueira é considerada uma postura voluntária? Pois é, em definição, o trabalho voluntário informal compreende, por exemplo, aquela ajuda ao vizinho para carregar um móvel, o ‘bom dia’ para um desconhecido ou o braço estendido para ajudar alguém na travessia da rua. Já a formalização da atividade está enquadrada no âmbito organizacional.

Para o apresentador Luciano Huck, sempre engajado em ações sociais, a causa voluntária pode sim mudar o mundo. “Entretanto, penso também que essa ação contribui muito mais para a formação de aspectos como o caráter e a noção de cidadania das pessoas, do que para a obtenção de resultados sociais efetivos”. Huck é voluntário no Instituto Criar de TV, Cinema e Novas Mídias, que oferece formação técnica e sociocultural na área de audiovisual para jovens de baixa renda de São Paulo e Osasco. O que motiva tal atitude? “Isso me ajuda a não passar pela vida em branco”. Portanto, olhe para o lado. 
Tem sempre alguém necessitando de um colorido a mais que, quem sabe, você poderá oferecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário