visitantes desde Abril 2011

free counters

sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Liderança sem vaidades. Se você chegou ao topo sozinho fez alguma coisa errado pelo caminho. Liderar sem vaidades “Grandes líderes não usam as pessoas para que possam vencer. Eles lideram pessoas para que todos possam vencer juntos.” - John Maxwell.



Liderar sem vaidades

“Grandes líderes não usam as pessoas para que possam vencer. Eles lideram pessoas para que todos possam vencer juntos.” - John Maxwell.



Nessa minha longa carreira profissional, uma das coisas que mais me chamou à atenção foi a vaidade de alguns líderes. A arrogância e prepotência chegava dar náuseas. Esse sentimento era compartilhado pela grande parte das pessoas que estavam sob a liderança desses medíocres, com título de Lideres.



Algumas pessoas são líderes apenas por causa de seus cargos. Ou seja, a liderança dessas pessoas é empurrada goela abaixo. Posso garantir que isso causa muito sofrimento e desmotivação aos liderados. Ninguém lidera por imposição. As pessoas “seguem” esses infelizes por medo, embora na maioria das vezes, sempre com um sorriso nos lábios. Enquanto a “bola” estiver com eles, infelizmente aos funcionários só resta opção de ficar e lutar ou partir para buscar uma nova empresa.



Já fiz muitos cursos de liderança, e a sensação, em alguns casos, era de estar numa sala cheia de pavões. Às vezes, as penas chegavam a atrapalhar. Em um desses cursos, uma das líderes e proprietária de uma rede de lojas, disse-me que a culpa pelos problemas que sua rede de lojas vinha enfrentando,era de seus funcionários. Perguntei então, quem era o responsável pelas contratações. Ela com a maior cara de pau, disse "eu". Ora, então esta Senhora contrata mal e a culpa é dos outros. É muito fácil sacudir a água do capote. Se as coisas saem bem - “EU FIZ”. Quando acontece alguma coisa errada - “ELES fizeram”. Caros amigos, liderança não é nada disso.



O Líder nível 5 como gosta de chamar Jim Collins, é um grande magneto. Como o Magneto dos XMan. As pessoas são atraídas a esse tipo de líder e ficam grudadas. Sabem que têm uma grande oportunidade de aprendizado. Essas pessoas acabam também sendo imantadas e isso gera um ciclo virtuoso.



Há alguns exemplos de líderes desse calibre, como Jack Welch, Jim Collins, Dale Carnegie, Andrew Carnegie, John Maxwell e o lendário Herb Kelleher Com certeza eu poderia continuar citando mais nomes interessantes.



Para uma liderança de sucesso é preciso levar em consideração “as pessoas”. O capital intelectual é o maior patrimônio de uma empresa. Não sãos as máquinas ou um suntuoso edifício que fazem as coisas acontecerem. São as pessoas, que você como líder contratou e treinou. Liderar envolve servir e não ser servido. Liderar é fazer as pessoas que estão à sua volta crescerem profissionalmente. Liderar é treinar e fazer novos líderes. Lucros? Será uma consequência disso tudo.



“ninguém chega ao topo sozinho” – John Maxwell

Nenhum comentário:

Postar um comentário