visitantes desde Abril 2011

free counters

terça-feira, 20 de maio de 2014

Entrevista de emprego via Skype: algumas dicas para não cometer gafes. Uma sugestão é manter aqueles minutos de chat interessantes e produtivos, avalie o melhor momento e apresente um material digital com suas qualidades profissionais


-


Os brasileiros ficaram sem o MSN e foram obrigados a encarar a tecnologia do SKYPE, mas vamos avaliar o lado positivo:

- Enquanto conversa com amigos pode criar habilidade com a ferramenta e quando for surpreendido quando acontecer um processo seletivo via web, já terá um pouco de experiência… mas agora você precisa ter alguns cuidados para impressionar o contratante.

Uma sugestão é manter aqueles minutos de chat interessantes e produtivos, avalie o melhor momento e apresente um material digital com suas qualidades profissionais – apresentação em power point, portfólio digital, um CV sempre atualizado, links e qualquer outro item para deixar a conversa mais dinâmica.

Mantenha o foco na conversa e olhe sempre para a câmera e não para a tela do computador. (em outras palavras, deixe a câmera no lugar adequado). Confira a luz de fundo – uma janela com muita claridade pode ofuscar a sua imagem – e confira se o som nítido pra os dois.

Muitas pessoas levam a entrevista via Skype muito a sério, mas imprevistos podem acontecer a qualquer momento: um cachorro latir, passar um carro tocando musica alta, passar na rua um vendedor ambulante, o telefone de casa pode tocar (mantenha o seu celular desligado).
A estratégia nestas horas é o bom humor!

A cor da roupas também é importante, da mesma forma que é na entrevista pessoal.
Lembre-se de que o importante é evitar distrair o entrevistador, sobretudo com cores chamativas. Evite roupas com estampas florais ou listras brilhantes…. sem esquecer de pequenos detalhes que aparecem no fundo.

Caso o Skype falar, tenha um segundo plano para sugestão, o Google Plus também possui transmissão de video, o serviço recebeu o nome de Hangouts.

O mundo virtual é realmente complicado, Boa sorte!
Renato Andrade é Analista de Mídias Sociais do Grupo Empreza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário