visitantes desde Abril 2011

free counters

domingo, 16 de março de 2014

Paris oferece bicicletas e transporte público gratuito para driblar pico de poluição.


Patrícia Dichtchekenian
Em estado de alerta máximo devido a um pico de poluição, a Prefeitura de Paris liberou o pagamento de aluguel para bicicletas e carros elétricos desde a manhã desta quinta-feira (13). A partir das 5h30 locais de amanhã (14), os transportes públicos também serão gratuitos até a noite de domingo (16) na região administrativa de Île-de-France, que engloba a capital francesa.

Há três dias em alerta em virtude do clima seco e de temperaturas anormalmente elevadas para os parâmetros de inverno europeu, o sindicato de transportes da île-de-France tomou a decisão de abranger os metros, trens e ônibus. A iniciativa propõe diminuir a frota de carros durante o período para evitar que a poluição aumente nas grandes cidades.
 Velib', sistema de empréstimo de bicicletas a baixo custo oferecido pela prefeitura de Paris, já está gratuito desde hoje de manhã / foto?Wikicommons
Velib’, sistema de empréstimo de bicicletas a baixo custo oferecido pela prefeitura de Paris, já está gratuito desde hoje de manhã / foto?Wikicommons


“Considerando os importantes riscos para a saúde dos franceses, decidimos, em conjunto ao governo, garantir que os transportes públicos sejam gratuitos durante este pico de poluição”, declarou o presidente do sindicato da região, Jean-Paul Huchon, ao Le Monde. “Peço que todos os cidadãos privilegiem o uso da rede pública”, acrescentou.

Na quarta (12), a Prefeitura de Paris já havia anunciado para hoje o aluguel gratuito das bicicletas de baixo custo “Velib’” (semelhante aos sistemas de bikes dos bancos Itaú e Bradesco em São Paulo) e dos carros elétricos não poluentes, “Autolib’”. Na tentativa de driblar a onda de poluição, as autoridades municipais da capital também se comprometeram a parar com a utilização de todos os veículos municipais que não sejam “estritamente indispensáveis”.

Já nas estradas, o limite de velocidade também foi reduzido de 130 km/h para 110 km/h e de 90 km/h para 70 km/h. De acordo com a polícia local, o controle de velocidade será reforçado e a circulação de caminhões cuja carga supere 3,5 toneladas será suspensa. No sábado (15), a prefeitura vai analisar a evolução dos níveis de poluição e, caso não haja melhora, novas medidas devem ser tomadas.


Fachada típica dos metrôs parisienses: servço gratuito até domingo (16/03) na cidade para resolver grave problema da poluição / foto: Wikicommons
Tags: , Transporte gratuíto

Nenhum comentário:

Postar um comentário