visitantes desde Abril 2011

free counters

domingo, 23 de setembro de 2012

Existe um futuro para o planeta Terra? A pergunta é o mote do programa Discovery Chanel. O especial Terra: existe um futuro? (Future Earth) trata do aquecimento global sob uma ótica realista, apontando, além de suas causas, os efeitos que vivenciaremos em um futuro próximo. vida como conhecemos poderá se perder para sempre.


http://www.youtube.com/watch?v=-C0nfXMchug

Existe um futuro para o planeta Terra? A pergunta é o mote do programa Discovery Chanel. O especial Terra: existe um futuro? (Future Earth) trata do aquecimento global sob uma ótica realista, apontando, além de suas causas, os efeitos que vivenciaremos em um futuro próximo e providências práticas para que essa trajetória rumo ao colapso seja interrompida. O abuso de recursos naturais, como água e combustíveis fósseis, o desmatamento e o aquecimento global podem comprometer a sobrevivência na Terra. No programa, a computação gráfica constrói esses cenários futuros que resultariam dos séculos de crescimento desordenado. Por outro lado, o especial também mostra que ainda podemos reverter o curso em direção ao caos e as iniciativas que vêm sendo tomadas para que essas mudanças ocorram a tempo de nos livramos do colapso global. Projeções numéricas e relatos de especialistas planificam de maneira realista a relação entre o crescimento da população, da produção industrial e do consumo, com seus desdobramentos. Um mundo de catástrofes, pragas, escassez de água potável e desequilíbrio ambiental: essa é a realidade que espera por nós, caso não haja uma mudança de conduta drástica e imediata.



Estima-se que as temperaturas no planeta aumentarão de 1 a 2 graus nos próximos 40 anos, e 3 graus antes do fim do século. De acordo com cientistas, o impacto de 3 graus a mais na temperatura da Terra seria catastrófico: a vida como conhecemos poderá se perder para sempre, ao passo que mudanças climáticas e suas consequências ficariam fora de controle. Se quisermos prevenir prejuízos ainda mais graves ao ecossistema e à sociedade, o momento para agirmos é esse. A ciência já apresenta soluções para um futuro sustentável.

E Terra: existe um futuro? percorre diversas partes do mundo, entrevistando especialistas para compartilhar essas ideias e demonstrar a sua aplicabilidade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário