visitantes desde Abril 2011

free counters

domingo, 27 de maio de 2012

Atitudes Positivas para o Trabalho.( Profissional e Voluntário) O mundo é movido não só pelos vigorosos empurrões dos seus heróis mas também pelo conjunto dos pequenos empurrões de cada trabalhador honesto



1 – BASEIE SUA LIDERANÇA EM VALORES ÉTICOS – Os verdadeiros líderes se perguntam sempre qual é seu papel no mundo e se estão mobilizados para a verdade, a bondade e a beleza.


2 – ABRA SUA CABEÇA PARA AS NOVAS IDÉIAS – O único meio de fortalecer o intelecto é não ter opinião rígida sobre nada – deixar a mente ser estrada aberta a todos os pensamentos. (John Keats, poeta britânico)

3 – SEJA ORGANIZADO E DISCIPLINADO – Quem a cada manhã planeja as atividades do dia e segue esse plano, usa um fio que vai guiá-lo através de um labirinto de uma vida bastante atarefada. (Vitor Hugo)

4 – MENTALlZE SEMPRE O MELHOR – Sempre que estiver envolvido em algum desafio profissional, mentalize coisas positivas. Imagine seu interlocutor calmo e a conversação transcorrendo em clima amigável.


5 – EQUILIBRE TRABALHO E VIDA PESSOAL – É um erro contar com o trabalho como única fonte de satisfação. Do mesmo modo que os humanos precisam de uma dieta variada para manter a saúde, também precisamos de atividades variadas que nos dêem a sensação de prazer e a satisfação. (Dalai Lama)


6 – MUDE SUA ROTINA – Quando se sentir desgastado pelas tarefas rotineiras, é hora de descobrir como incorporar algum tipo de inovação em seu trabalho. Pesquise, estude, olhe a seu redor e procure novas e mais estimulantes formas de executar suas velhas tarefas.

7 – ELEJA PRIORIDADES – Ao lado da nobre arte de conseguir fazer coisas, existe a nobre arte de deixar as coisas por fazer. A sabedoria da vida consiste em eliminar o que não é essencial. (Lin Yutang, filólogo e escritor chinês)


8 – OUÇA REALMENTE O QUE DIZEM A VOCÊ – O ouvinte ativo tenta ver as coisas como quem fala as vê, e sentir as coisas como quem fala as sente. (James C. Hunter, consultor de relações de trabalho americano)


9 – FOCALIZE-SE NO PRESENTE – Concentre sua energia no momento, sem se envolver demais com fatos do passado e expectativas sobre futuro.


10 – SEU TRABALHO É PARA VOCÊ MESMO – Quando temos a ilusão de estar doando nossa energia em proveito do chefe ou do empregador, corremos o risco de encarar as obrigações e responsabilidades como fardos.


11 – ABRA UM SORRISO E O CORAÇÃO – Sorria, seja prestativo e bem-humorado. Se conseguimos nos tornar um ouvinte que melhora a auto-estima dos outros, as pessoas vão naturalmente nos procurar e depositarão confiança em nós. (Gerald Michaelson e Steven Michaelson)


12 – PERCEBA A GRANDEZA DE SEU OFICIO – O mundo é movido não só pelos vigorosos empurrões dos seus heróis mas também pelo conjunto dos pequenos empurrões de cada trabalhador honesto. (Helen Keller, escritora e ativista americana)


13 – SAIA DA RODA DA NEGATIVIDADE – Sempre que estiver sob intensa pressão ou dominado por sentimentos negativos, simplesmente pare. Saia da sala, tome um chá, respire, se possível dê uma caminhada e desvie a mente do foco do problema.


14 – PRATIQUE A COMPETIÇÃO SAUDÁVEL – A competição é salutar quando serve de parâmetro para clarear nossos objetivos e servir de alavanca para o crescimento pessoal.



15 – SAIBA DELEGAR – Ninguém, com certeza, é capaz de assumir a liderança em todos os campos, pois para um homem os deuses concederam as proezas da guerra, a outro, da dança, para outro, a da música e do canto e, em um outro, o todo-poderoso Zeus colocou uma boa cabeça. (Homero, poeta grego)


16 – ACEITE AS MUDANÇAS – Aprenda com o budismo: tudo no Universo está constantemente se transformando. Nada nem ninguém nos pertence, e temos sempre que deixar algo para trás e começar de novo.


17 – EXPRESSE EMOÇÕES SINCERAS – Compartilhar com os outros nossas opiniões e nossos sentimentos sinceros gera uma relação de proximidade com as pessoas. Conquistamos algo ainda mais importante: fazemos com que os outros se interessem pelo nosso desenvolvimento pessoal. (G. Michaelson e S. Michaelson, consultores)


18 – SEJA EXIGENTE NA MEDIDA CERTA – Não busque todas as qualidades em uma só pessoa. (Confúcio)


19 – DESCUBRA SUA VOCAÇÃO E ESTABELEÇA SUA META – Conhecer quais são nossas metas mais íntimas é parte fundamental para se sentir realizado profissionalmente. (Mário Enzio, consultor)


20 – COLOQUE-SE NO LUGAR DOS OUTROS – Grande Espírito, ajuda-me a jamais julgar o outro até que eu tenha andado em seus mocassins. (Prece dos índios sioux americanos)


21 – COMPREENDA PARA SER COMPREENDIDO – Quando ouvimos mais com a intenção de compreender os outros do que com a de retrucar, começamos a construir a verdadeira comunicação. (Stephen Covey)


22 – NãO TOME OS CONFLITOS PELO LADO PESSOAL – Se você está numa situação em que há colegas hostis, ou supervisores ríspidos, adotar uma perspectiva mais ampla pode ajudar: perceber que o comportamento daquela pessoa pode não ter nada a ver com você, que devem existir outros motivos para aquele comportamento e não levar a coisa para o lado pessoal. (Dalai-lama, “A Arte da Felicidade no Trabalho”)


23 – ADOCE AS PALAVRAS – Elogio ruidosamente, reprovo suavemente. (Catarina li, imperatriz da Rússia)


24 – E, DEPOIS DO TRABALHO, RELAXE… – Os arqueiros curvam seus arcos quando querem atirar e os afrouxam quando o alvo é atingido. Se o arco fosse mantido sempre retesado, quebraria e falharia quando o arqueiro precisasse dele. Assim é com os homens. (Heródoto, filósofo grego)


25 – FAÇA PAUSAS PARA REFLEXÃO – Todos os dias, pare alguns minutos e faça uma meditação. Tente observar de fora seus pensamentos. Saia do turbilhão mental, e consiga separar o que é realmente importante do que é descartável. Com a mente calma, sinta que é você, e não os outros, quem dirige seus atos.


(Adaptado de artigo da Revista BONS FLUIDOS, Ed. Maio de 2005)



Nenhum comentário:

Postar um comentário